Em breve a Microsoft vai lançar o Windows 11 e pretende disponibilizar o upgrade para quem utiliza a versão do Windows 10.
Apesar da importância em manter o sistema operacional sempre atualizado, essas grandes atualizações podem causar alguns problemas de desconfigurações em alguns recursos utilizados no desenvolvimento do nosso trabalho no IFSC, como exemplo, podemos citar: desconfigurações na rede, compartilhamentos de pastas, impressoras e scanners, softwares administrativos/corporativos.
Em alguns casos uma nova configuração pode ser realizada e o problema resolvido, no entanto, em alguns casos podem ocorrer incompatibilidades entre esses recursos e a facilidade ser perdida.
Dessa forma, para os computadores administrativos do IFSC a ScInfor não recomenda a atualização por conta do próprio usuário até que se possa saber quais recursos podem ser afetados pelo upgrade da versão do Windows 10 para o 11.
Essa mesma atenção deve ser observada para os grupos de pesquisa, pois além do já citado, para os computadores conectados em equipamentos com software de gerenciamento próprio podem perder as configurações devido a essa atualização. Para esses casos é necessário verificar com o fabricante do software/equipamento se a atualização para o Windows 11 pode causar algum tipo de problema.
Em todos os casos o ScInfor/IFSC estará à disposição para auxiliar com os upgrades e verificar sua possibilidade.
Em tempo, a atualização para o Windows 11 também pode ser disponibilizada para os sistemas Windows 7 e 8, dessa forma, o exposto acima também deve ser observado.