Tundra (TEM) e Aquilos 2 (cryo-FIB SEM)

Tundra (TEM) e Aquilos 2 (cryo-FIB SEM)

Grupo de Cristalografia (GC) – IFSC – USP – Área 2

Comitê Gestor
  • Prof. Dr. Glaucius Oliva
  • Prof. Dr. Andre Luis Berteli Ambrosio
Comitê de Usuários
  • Prof. Dr. Richard Charles Garratt
  • Prof. Dr. Rafael Victório Carvalho Guido
  • Facility manager (To be hired)

Equipamentos

Tundra cryo-TEM (Thermo Scientific) é um microscópio eletrônico de transmissão (TEM) de baixa tensão totalmente automatizado, com carregamento e descarregamento rápido de amostras, tomada de decisão auxiliada por inteligência artificial e coleta simplificada de dados para análise de partículas isoladas (SPA) e avaliação qualitativa de lamelas celulares (para cryo-ET) ou cristalinas (para micro-ED); Aquilos 2 cryo-FIB SEM (Thermo Scientific) é um microscópio de duplo feixe – FIB (feixe focalizado de íons) e SEM (microscópio eletrônico de varredura) – dedicado à preparação de lamelas elétron-transparentes para cryo-ET – integrado à um microscópio de fluorescência (iFLM) para imagem correlativa de elétrons e luz (CLEM), que permitem a identificação e localização de regiões subcelulares de interesse. Aquilos 2 também permite a preparação, por afinamento nanométrico, de cristais para micro-ED.

Plano de Gestão de Uso

Localização: Grupo Cristalografia (GC) – IFSC/USP, Área 2.
Procedimentos para utilização: Deve-se preencher, por completo,  e submeter o formulário específico (em breve) para livia@ifsc.usp.br, incluindo um resumo sucinto do projeto no corpo do e-mail.
Critérios: Tundra: O usuário deve demonstrar (i) a purificação da proteína de interesse, preferencialmente até homogeneidade, por análise eletroforética, e (ii) alto grau de homogeneidade populacional, por espalhamento dinâmico de luz, ou equivalente. Aquilos 2: O usuário deve demonstrar a viabilidade do sistema celular expressando a amostra de interesse, preferencialmente fusionada à cauda fluorescente ou a capacidade de crescimento reprodutível de cristais.

Taxas de Serviço e Agendamento

Agendamento: As solicitações serão avaliadas e priorizadas pelo grupo gestor, considerando seu conteúdo, relevância, urgência e aplicabilidade, em um fluxo semanal.

Referências

Os trabalhos a serem publicados, incluindo artigos, teses, dissertações e monografias, deverão mencionar o uso do Equipamento Multiusuário e projeto EMU/FAPESP 2022/11403-8.