Histórico

Durante os primeiros anos da criação do curso de Bacharelado de Física, na década de 1970, o atual Laboratório Avançado de Física (LAvFis) era oferecido como disciplina de Laboratório de Física Moderna. Após alguns anos passou a ter o nome  de Laboratório de Estrutura da Matéria. O LAvFis chegou a ser oferecido em 4 semestres, mas com as reformas curriculares, o atual LAvFis é oferecido em 2 semestres.
As práticas desenvolvidas para o LAvFis foram propostas não somente tomando em consideração os conteúdos de Estrutura da Matéria e de Física Moderna mas, também, aspectos de outras áreas como: Física do Estado Sólido (Semicondutores), Óptica, Espectroscopia, Ressonância Magnética, Cristalografia, Física Nuclear, dentre outras.Com o passar dos anos e contando com a participação de vários professores, monitores e técnicos, foi possível estabelecer um conjunto de práticas bem como elaborar suas respectivas apostilas – as quais, aliás, estão em constante atualização.
Contribuições (desde aquela época entre outros professores, técnicos, estudantes e secretárias):
Técnicos: Amauri Gentil, Ercio Santoni, Antenor Fabbri Petrilli Filho, Cláudio Boense Bretas, Marcos José Semenzato, Leandro de Oliveira, Daniele Santini Jacinto.
Professores: Heitor Cury Basso, Michel André Aegerter, José Pedro Donozo Gonzales, René Ayres de Carvalho, Robert Lee Zimmerman, Antonio Ricardo Zanatta, Emanuel Alves de Lima Henn, Leonardo De Boni, Francisco Gontijo Guimarães, Claudio José Magon, Luiz Antônio de Oliveira Nunes, Sebastião Pratavieira.

 

 

 

Uma referência mundial de ensino dentro do Instituto de Física de São Carlos

 

Homenagem feita ao Prof. Máximo Siu Li em 2022:

IFSC/USP homenageia o Prof. Máximo Siu Li: “Laboratório Avançado de Física” com o nome do docente

“Laboratório Avançado de Física” na USP de São Carlos – Prof. Máximo Siu Li: uma homenagem merecida

Homenagem

 

Revista Realidade 1968 “Eles não estão brincando”

Revista Realidade 1973 “Os Cientistas de São Carlos”